O quão rápido é desenvolver um software nos dias de hoje?

26 abr O quão rápido é desenvolver um software nos dias de hoje?

Há algum tempo atrás, quando as empresas eram os principais consumidores de tecnologia, hardware e software eram caríssimos, mesmo as ferramentas fundamentais para colocar um site simples no ar, eram pagas, sistemas operacionais, servidores, ferramentas de desenvolvimento, basicamente um desenvolvedor solo não tinha muitas opções para seguir uma carreira como nos dias atuais.

Após sobrevivermos ao que incapacitava o segmento com o software, onde passamos a ter excelentes ferramentais disponíveis “livres”, ou seja, gratuitas, ainda existia a barreira do hardware, conexões a internet de 100MB? Caro demais além da conta, discos SSD? Nem em sonhos, não existia! Alugar um servidor dedicado com recursos aceitáveis? Não se poderia existir condições para isso, tanto pela burocracia imensa, quanto pelo custo.

Porém, isso mudou, o mercado da “cloud” ganhou popularidade, se desenvolveu e se tornou acessível para todos, e assim podemos ver a computação em cloud dar uma sacudida no poder da indústria, antes era impossível para um desenvolvedor solo (aquele cara que programa de casa, home office) alugar um servidor dedicado, somente os grandes possuíam esta vantagem.

Serviços de hospedagem dividida ofereciam uma boa opção, mas com a tecnologia da cloud, o hardware é virtualizado e administrado por um hypervisor que é capaz de gerir servidores bem como adicionar as novas CPUs, memória, armazenamento e rede, tudo sob demanda e em apenas alguns instantes, inimaginável, mas possível hoje em dia.

Uma grande vantagem de servidores na cloud reside no isolamento do sistema, os clientes não competem pelos recursos de hardware da máquina como ocorria nos ambientes de hospedagem compartilhada, isto permite uma enorme flexibilidade no uso dos recursos e total isolamento em caso de problemas. No início, os relatos de casos de overselling eram comuns, mas com o tempo essa prática foi extinta, graças aos céus.

Há outros fatores importantes que valem a pena considerar: em particular a globalização da internet, o que permitiu uma maior interação e colaboração entre desenvolvedores de todo o mundo, um fator que deve ser considerado tão importante quanto a bolha da internet, foi a popularização do open source, a disponibilidade de inúmeros projetos de software de alta qualidade e livre de custos, impactou a indústria do desenvolvimento de uma forma impossível de se imaginar.

A colaboração em sites como stackoverflow e outros que oferecem tutoriais na internet, possibilitando que até mesmo pessoas foram da área de TI aprendam a programar, o conhecimento que antes estava limitado à grossos livros, impossíveis de se compreender se você não fosse da área (além de caríssimos). Cursos de nível superior ou cursos pagos em centros de treinamento (com certificação), hoje podem ser encontrados em vários lugares da internet e com vários “professores”. Desde artigos em sites com tutoriais ensinando a fazer algo específico até vídeo-aulas no youtube, ensinando como criar um sistema completo do zero, existe um debate na comunidade sobre a qualidade destes novos desenvolvedores, pois os mais antigos os consideram sem sabedoria e com qualidade questionável em linguagens.

Graças ao avanço da internet, dos softwares e hardwares, hoje em dia um desenvolvimento de software acontece numa velocidade muito mais rápida do que se era possível imaginar antes (antigamente levava-se anos, hoje em dia, semanas ou menos). Hoje em dia a Agilizeware trabalha justamente dessa maneira, rápida e ágil, desenvolvemos os softwares de melhor qualidade para sua empresa/produto/marca de forma personalizada e a usabilidade é impecável. Temos um time de profissionais preparados para atender sua demanda. Não perca tempo e entre em contato conosco.

Posts relacionados

Pin It on Pinterest

Share This