O desafio de fornecer conteúdo relevante para seu público

30 abr O desafio de fornecer conteúdo relevante para seu público

Se todos são produtores de conteúdo, como criar algo interessante?

A comunicação social foi ampliada através da conexão entre as tecnologias digitais. Viemos rapidamente da escassez de informação para a era do Big Data.

Novas possibilidades de relação e consumo de conteúdo de forma descentralizada e com baixa hierarquia, como a Internet, veem alterando a forma como é gerada a audiência e as suas preferências informacionais. Pondo o modelo tradicional de broadcasting (rádio, televisão) de informação em xeque.

Nesse novo contexto da estrutura informacional emergem possibilidades de estabelecer diferentes tipos de relação entre o emissor de conteúdo informativo de relevância social e a audiência. Através desta pode-se trocar experiências, compartilhando, curtindo, comentando de forma que a construção do interesse passa pela aprovação da relevância que a informação traz para você dentro do seu convívio social.

Fornecer conteúdo relevante e personalizado para o público que cerca o seu negócio ou os seus interesses é o primeiro passo para atrair audiência. Mas como conseguir fazer sua voz ser ouvida num lugar onde todos estão gritando? Qualificando e definindo de forma clara e concisa a pessoa “persona”, o mercado / público que você está buscando atrair atenção. 

Desde a invenção do fonógrafo por Edison no início do século XX, vemos acompanhando o crescimento das formas de ligar as pessoas no tempo e espaço, cinema, jornal, rádio, revistas. Tudo isso e agora com a difusão massificada da Internet permite a sincronização efetiva da sociedade. Somos uma espécie gregária, altamente influenciada pelo que os outros fazem. E agora, com a mobilidade fornecida pelos aparelhos celulares, tablets e a popularização das mídias sociais, há novos meios que são capazes de não só mostrar o que sua empresa está fazendo, mas também atrair e compartilhar atenção de consumidores que tem potencial de passarem de ouvintes a tornarem-se seus clientes.

Atualmente existe uma alta redução dos custos de consumo, pela democratização da distribuição e das ferramentas de produção de conteúdo. O fato de qualquer um ser capaz de produzir conteúdo tornou-se significativo quando os outros puderam desfrutá-lo. A Internet converteu todo o mundo em distribuidores de conteúdo, e isso pode ser bem aproveitado quando você está preparado para de forma estratégica aliar tecnologias da informação e algo relevante aos seus potenciais clientes.

A Internet reduziu drasticamente os custos para alcançar os consumidores. O Wal-Mart trabalhou décadas e investiu bilhões de dólares para construir a mais sofisticada cadeia de suprimentos do mundo, e assim oferecer variedade maciça a preços baixos a dezenas de milhões de clientes globalmente. Hoje, qualquer pessoa pode alcançar um mercado do mesmo tamanho, com um simples cadastro no AliExpress ou eBay. A Internet simplesmente torna mais barato alcançar mais pessoas, aumentando efetivamente a liquidez do mercado buscando-se alcançar as massas, o que, por sua vez, se traduz em mais consumo, elevando efetivamente o nível de vendas e ampliando sua participação de mercado.

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