Saiba por que seu site deve ser “responsivo”

12 maio Saiba por que seu site deve ser “responsivo”

Aprenda o motivo do seu negócio precisar de um site/blog/página “adaptativa” para receber o seu público

Antes de mais nada, é necessário esclarecer que quando falamos de site responsivo, estamos falando de algo que se “adapta” aos diferentes dispositivos de acesso. O seu site está ajustado para ser visualizado em todos os tipos de dispositivos existentes? Será que você possui visitantes que se conectam a você tanto pelo desktop como pelo celular ou tablet? E se te contarmos que isso é essencial e nem tão novo assim no mercado, você se surpreenderia?

Não é nenhuma surpresa que o uso de internet móvel disparou ao longo dos últimos anos. Sabemos que as buscas no Google em smartphones e tablets passaram as buscas em desktops e notebooks pela primeira vez. Se mesmo com essa evidência para lá de convincente, a grande maioria dos sites de negócios ainda não são mobile-friendly, isso não é uma boa notícia, pois estão ultrpassados. Isso não só causa dor de cabeça nos usuários, como também uma perda de oportunidade de negócios para a empresa.

O quão importante é ter um site responsivo? Por que é tão crucial para o seu marketing, assim como algumas considerações importantes para se ter em mente ao projetar um website adaptativo?

Qual é a diferença entre um design móvel e um design adaptativo?

Existem dois métodos principais para a criação de sites móveis: design adaptativo e modelos móveis.

Design adaptativo exige que você tenha apenas um site que seja codificado para adaptar-se a todos os tamanhos de tela, não importa em qual dispositivo o site esteja sendo exibido.

Em afronte, um modelo móvel é uma entidade completamente separada que exige que você tenha um site somente para dispositivos móveis, muitas vezes utilizando um subdomínio (m.facebook.com). Modelos móveis são construídos para cada site específico, não por tamanho de tela. Isso pode causar alguns problemas, como veremos a seguir.

Design responsivo tem sido o método mais popular e amplamente utilizado para dispositivos móveis.

O uso dos dispositivos móveis está aumentando

Esta não é uma surpresa para a maioria dos usuários, mas, apesar das estatísticas impressionantes, muitas empresas ainda não possuem um site para dispositivos móveis.

Em 2015, mais da metade das pesquisas no Google foram realizadas em um dispositivo móvel.

No Brasil, 56% dos internautas acessam a internet usando um smartphone ou tablet (e-Marketer)

61% das pessoas têm uma melhor opinião de marcas quando eles oferecem uma boa experiência móvel.

Experiência positiva para o usuário é uma obrigação

De acordo com o Gooogle’s Think Insights para móveis, se o acesso de um usuário ao seu site móvel for frustrado, ou se eles não acharem o que estiverem procurando, há 61% de chance que eles sairão imediatamente, indo para um concorrente.

Blogar e realizar atividades sociais ocasionam visitas móveis

Se você é como a maioria dos inbound marketers e possui elementos de blogging e mídias sociais incorporados em sua estratégia, você provavelmente tem visto o aumento do tráfego móvel. Um estudo recente do e-Marketer cita que 93% dos usuários dos dispositivos móveis no Brasil utilizam mídia sociais com seu celular ou tablet.

Se você está compartilhando links com conteúdo ou links para o seu site e não tem um site mobile-friendly, você não só vai experimentar altas taxas de rejeição e baixas taxas de conversão, como também um público extremamente frustrado.

Design adaptativo é o melhor para SEO

Sabemos que o Google prefere web designs responsivos para padrões de dispositivos móveis. Ter uma única URL torna mais fácil para o Google rastrear o seu site, bem como reduz a chance de erros de SEO em sua página. Por essas razões, sites responsivos geralmente possuem um melhor desempenho e são mais fáceis de manter do que um modelo de site móvel separado.

Um site responsivo rápido é tudo

De acordo com os desenvolvedores do Google PageSpeed, as normas recomendam que o conteúdo acima da dobra em um dispositivo móvel carregue em menos de 1 segundo e a página inteira carregue em menos de 2 segundos. Isso geralmente não é possível ao carregar um site de desktop em um celular ou tablet. Quando um usuário tem de esperar muito tempo para uma página carregar, há uma chance extremamente alta de que eles vão deixar o seu site para trás.

Responsividade se adapta aos futuros dispositivos que estão ainda por vir

Uma das grandes vantagens do design responsivo é que o tamanho do modelo foi projetado com base no tamanho da tela, não do dispositivo. Isto significa que não importa o tamanho da tela com a qual alguém esteja vendo o seu site, ele será exibido adequadamente para aquele tamanho de tela.

Assim, no futuro, à medida que novos dispositivos (TVs, relógios, óculos, etc.) estiverem sendo usados para navegação na web, seu site responsivo continuará bonito.

Seguindo em frente, será extremamente importante que seu site forneça aos usuários móveis uma experiência super fácil de usar. Ter um site móvel já não é simplesmente um bom recurso, mas agora é uma necessidade e, consequentemente, provoca grande impacto no crescimento do seu negócio.

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