7 dicas para estar dentro da era digital

29 maio 7 dicas para estar dentro da era digital

A transformação digital está acontecendo debaixo de nossos olhos e não podemos deixar as oportunidades passarem

Temos ouvido muito falar em transformação digital e os mais diversos movimentos como o Big Data, Cloud Computing, etc. Na prática tem havido mais ruído do que o entendimento sobre o assunto.  A maioria dos CEOs das grandes e médias empresas, declaram que estão envolvidos com estratégias digitais, mas quando se aprofunda o debate, percebe-se claramente que nem existe um consenso do que seja realmente uma transformação digital. Muitas vezes o conceito é visto apenas como uma estratégia de marketing digital, subordinado ao setor de comunicação da empresa.

A transformação digital é o contexto onde a empresa irá se posicionar como um “negócio digital”. Mas “um negócio digital” cria valor e receita das suas propostas digitais. Vai além de automatizar processos, pois alcança a transformação de processos, modelos de negócio e mesmo a experiência de seus clientes pela exploração intensa da tecnologia digital.

Implica o uso da tecnologia para substituir o pessoal pelo digital transformando itens físicos em bits. Na prática isto significa que os produtos embutem cada vez mais tecnologia, proporcionando a criação de novos modelos de negócio e novas maneiras de interação e engajamento com seus funcionários e clientes.

A seguir, algumas dicas de como sobreviver à nova “Era Digital”:

  1. Implante novas tecnologias

Implantar novas tecnologias é entender que acompanhar suas atualizações é um fator determinante para que o sucesso faça parte de sua empresa, realizando a transformação digital. Em geral, o público já sabe como usar a web e os aplicativos e as próximas gerações já estarão mais adaptadas às mudanças constantes nos dispositivos e plataformas. Quem adota os modelos primeiro, se destaca e tem mais chances de liderar o mercado.

Planejar como será feito esse processo é o ponto de partida. Introduzir ou aprimorar o e-commerce de acordo com as demandas dos usuários, design responsivo, atendimento personalizado, investir na digitalização dos processos utilizando a plataforma da DocYouSign com segurança, economia, transparência e agilidade, utilizar Small Data e Big Data no planejamento das ações são algumas das medidas que podem ser um começo para quem quer dar início ao processo.

  1. Trabalhe a gestão de processos de negócios

Implemente mecanismos robustos para gerenciar os processos de negócio da sua empresa. Concentre-se sobre a forma de documentar, definir, implementar e melhorar os processos de negócios com uma abordagem prática.

  1. Cuide bem da gestão de pessoas e mudanças

Uma gestão eficaz da mudança garante que as pessoas envolvidas no processo de transformação ou afetadas pelos seus resultados preparem-se para enfrentar os novos desafios nas áreas onde trabalham. Isso é de extrema importância, pois toda a empresa precisa estar alinhada com essa transformação.

  1. Cuide da gestão de valor

Aplicar técnicas qualitativas, incluindo indicadores quantitativos para planejar, no contexto de um caso de negócio, o valor econômico que a empresa obteria se pudesse melhorar estrategicamente os processos é fundamental. Faça isso e seus resultados poderão ser mensurados de forma melhor e prática.

  1. Faça muito bem a gestão de tecnologias

Para adotar tecnologias tais como mobilidade, redes sociais, infraestrutura em nuvem, análise de dados e Internet das coisas, deve-se levar em conta a maneira como a sua empresa define seu modelo de negócios, gerencie suas operações e entregue seus produtos e serviços aos clientes. Portanto, eles devem ser alinhados, junto com toda a equipe.

  1. Saiba que automatização não é digitalização

Por exemplo: em vez de tentar criar um aplicativo de táxis disruptivo, a empresa cria um App que nada mais é do que um jeito automatizado de chamar o táxi. Em vez de telefonar, ele vai tocar numa tela.

Do ponto de vista do cliente não houve uma grande evolução, talvez para a empresa, que agora liberou o telemarketing, mas para o cliente, o serviço é praticamente o mesmo.

É por isso que a estratégia digital precisa de práticas próprias.

Deu para entender? Simplificar faz toda a diferença.

  1. Mapeie a experiência digital de seu cliente

Seu consumidor hoje vivencia um streaming contínuo de informações de diferentes canais em diferentes aparelhos, formados por interações curtas e contínuas com vários serviços diferentes, é o “ato de apreciar serviços”.

É similar ao ato de apreciar mesmo. É preciso descobrir o que cada segmento de consumidores está pronto para apreciar, para poder servir alguma coisa interessante para eles. Se ele gostar vai petiscar e apreciar cada vez mais até pedir um prato só deste petisco.

Se você quiser vender seguro de vida para um jovem de 23 anos, pode ser que você encontre nos petiscos apreciativos dele o Buzzfeed, campeonato de futebol, etc. Como colocar um seguro de vida lá de forma atrativa é que exige reflexão e conhecimento imparcial do assunto.

Com esses exemplos, é quase impossível que você não reflita e verifique se sua empresa está pronta para a transformação digital que está acontecendo ao redor do globo. Você precisa entender as estratégias que se encaixam ou não em sua realidade, pois você precisará ajustar tudo com sua equipe, nenhuma parte pode ficar de fora, é necessária uma grande interação de toda a empresa nesse momento. O que está esperando? Mãos à obra!

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