28 nov Lojas do futuro: os benefícios tecnológicos que impactarão de forma positiva no seu negócio

Já parou para pensar que o mundo físico e digital estão se integrando cada vez mais?!  Fotos que antes eram reveladas e faziam parte daquele álbum lindo e músicas que antes ficavam guardadas no seu CD favorito hoje em dia estão na nuvem junto com aplicativos,  hospedagem de sites, envio online de e-mails, armazenamento e envio de documentos. Com a computação em nuvem, muitas empresas que usam uma estratégia de varejo digital, hoje têm a capacidade de desenvolver o sistema na nuvem minimizando o tempo e custos  gastos com hardwares e softwares, sem contar que é muito mais rápido abrir e enviar arquivos, dados e documentos sem a necessidade de instalação. Esse texto, por exemplo, que você está lendo, está armazenado na nuvem e pode ser acessado em qualquer lugar do Brasil a qualquer hora.

Uma revolução tecnológica está acontecendo e não vai parar por aí não. Sua previsão é impactar em até 6,2 trilhões em até 2025. A revolução é chamada de “Internet of Things”, porém é mais conhecida como IOT. E irá afetar muito o cenário atual das lojas de varejo e também a experiência dos clientes que só tem a melhorar.

Uma estratégia criada a partir do IOT, é o OmniChannel, que faz a junção de todos os canais de divulgação e vendas de uma empresa permitindo o consumidor se sentir bem para comprar no momento em que quiser e por onde preferir, podendo ser no conforto de sua casa ou na cabine de uma loja.  Por exemplo: Em uma loja de moda feminina,  a potencial cliente pediu dicas das amigas, viu o instagram da loja, gostou de uma peça, acessou o seu e-commerce e comprou o produto mas quando o produto chegou na casa dela, ela não gostou muito no corpo. E agora? Bom, como os canais estão interligados, nada impede que ela vá na loja trocar por alguma outra roupa que gostou, não é mesmo?! Assim, ela sairá completamente satisfeita aumentando as chances de indicar a loja para amigas ou escrever um review “comentário” no próprio site da loja. A experiência do cliente é importantíssima para a empresa, por isso, é necessário que a estratégia de Omni Channel esteja alinhada, fazendo com que as pessoas sempre tenham um atendimento eficaz e sintam-se à vontade para comprar tanto no meio online quanto offline durante todo o processo de venda e pós venda.

Para essa estratégia de varejo digital ficar ainda mais completa é recomendado também o uso de um novo dispositivo que está se tornando cada vez mais importante no mercado brasileiro e que também faz parte da IOT: o Beacon. Muito utilizado no comércio varejista, ele é um ótimo meio de estudo do comportamento do consumidor e também de comunicação com ele no lugar certo e no momento certo: o momento de compra dentro do Ponto de Venda. Isso mesmo, é a tecnologia auxiliando da melhor forma possível a experiência do cliente e a venda na loja física. Você deve estar se perguntando como ele funciona e o que ele é capaz de fazer. Então, são vários dispositivos que ficam espalhados na loja e emitem sinais através da tecnologia Bluetooth para aplicativos de smartphones e tablets. Basta que o beacon reconheça o aplicativo da loja que deve estar instalado no celular da pessoa que está lá e pronto, a partir daí é possível monitorar quais as os lugares mais visitados na loja, aonde a pessoa permaneceu por mais tempo, mensurar quantas pessoas estiveram na loja, quantas efetivaram a compra e enviar promoções e novidades pontuais no momento em que a pessoa se aproxima de determinado departamento.  Assim, fica muito mais fácil conseguir informações relevantes sobre o ponto de venda, criar uma estratégia de vendas e aumentar a taxa de conversão. Dados já apontam que o número de novos usuários aumentou em 600%, o tempo gasto cresceu cerca de 400% e a taxa de conversão teve um acréscimo de 50%.

Essa transformação dos varejos está mais do que na hora de ser implementada. E aqui na Agilizeware nós fazemos acontecer, colocando esses conceitos tecnológicos mencionados em prática de maneira planejada e estruturada de acordo com o negócio da empresa aumentando a experiência do cliente e a taxa de conversão de vendas.

Agora que vocês já conhecem a Agilizeware e a importância do Beacon, OmniChannel e IOT, bora fazer acontecer?

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